Notícias do mercado de Outsourcing de Impressão

International Paper recebe certificação FSC

A International Paper do Brasil (IP) recebeu a certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), reconhecida como um “selo verde” e presente em mais de 75 países. Com a certificação FSC, a International Paper confirma sua atuação social, econômica e ambiental, que representa uma garantia para clientes e consumidores de que a matéria-prima e toda a cadeia de produção da IP seguem padrões internacionais ecologicamente adequados, socialmente justos e economicamente viáveis.

Além do FSC, a International Paper possui, desde 2008, a certificação Cerflor, Programa Brasileiro de Certificação Florestal gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification), que também certifica a cadeia de custódia da empresa, atestando que as florestas utilizadas na fabricação de seus produtos são 100% plantadas e renováveis. Com as certificações a IP reforça seu compromisso com o meio ambiente e com as atuais e futuras gerações.

Em todo o mundo a International Paper exige que suas unidades, distribuídas em 20 países, utilizem os recursos naturais de maneira sustentável. Tanto suas bases de cultivo florestal como suas fábricas de papel e celulose possuem controles rigorosos para garantir que suas operações contribuam para a conservação do meio ambiente, incluindo flora e fauna, solo, água e qualidade do ar, além do bem-estar de seus colaboradores e comunidades onde atua.

Segundo o diretor Comercial da IP, Nilson Cardoso, o FSC promove a garantia de origem, assegurando ao consumidor final que as linhas de papéis da IP foram produzidas com madeira proveniente de uma floresta bem manejada, reforçando a não contribuição com a exploração predatória dos recursos florestais. “Para nós é fundamental que a sociedade e as comunidades que nos acolhem saibam que administramos os recursos florestais de maneira ambientalmente adequada, economicamente viável e socialmente justa”, declarou Nilson.

Responsabilidade socioambiental reconhecida internacionalmente

Desde o início de sua operação no Brasil, a IP é reconhecida nas regiões em que atua pela sua responsabilidade socioambiental. Seu sistema de gestão ambiental garante o cumprimento das normas internacionais da ISO 14.001 – na área Florestal, certificação obtida e mantida desde o ano de 2000, conforme atestado pelo BVC (Bureau Veritas Certification) – para o cultivo de florestas totalmente renováveis.

Em 2009, a IP também conquistou a certificação internacional OHSAS 18.001, que garante que a sua área Florestal estabelece e segue diretrizes para a saúde e segurança, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e saudável.

No Brasil, a International Paper possui 102 mil hectares próprios para plantação. Aproximadamente, 73 mil hectares são destinados ao cultivo renovável de eucalipto, utilizado na produção de papel branco para imprimir e escrever. A área reservada à recuperação e conservação das florestas nativas e matas ciliares, mantidas pela International Paper, consiste em 24 mil hectares. Nas áreas de cultivo, cerca de três milhões de toneladas de carbono são sequestradas.

Fonte: Assessoria de Imprensa International Paper :: http://www.internationalpaper.com.br/

0 Comments

Leave a Comment