Notícias do mercado de Outsourcing de Impressão

Tecnoset aprimora processos internos em busca de mais eficiência

A Tecnoset, empresa brasileira de TI que integra soluções de BPO de Gestão Documental, Networking e Segurança Digital está em pleno processo de transformação. Há 11 meses, a companhia iniciou o Projeto Excelência, em parceria com a consultoria GPS, com o objetivo de levar a companhia a um novo patamar de eficiência com a criação de uma área de qualidade que garantirá a gestão dos processos e mantê-los sempre atualizados dentre da dinâmica de mudanças naturais dos processos da empresa.

Jefferson Schimenes, diretor da Tecnoset, explica que o projeto tem três objetivos básicos: realizar o mapeamento de processos críticos para a empresa; estabelecer indicadores de desempenho para os processos mapeados; e identificar oportunidades de melhoria. O projeto foi colocado em prática no momento em que a Tecnoset passa por um período de expansão, com a abertura de novas unidades de negócio e a inclusão de novos produtos em seu portfólio. “Tudo isso acaba na criação de nossa área de qualidade, que será responsável por manter estes processos sempre atualizados”, diz.

“Sabemos que o crescimento tende a tornar os processos e o gerenciamento da empresa mais complexos. Por isso decidimos colocar o projeto em prática, nos preparando para um novo patamar de atuação”, afirma. Executivo explica que os primeiros seis meses do projeto, iniciado em março, foram dedicados ao mapeamento dos processos da companhia e que agora chegou o momento de iniciar as mudanças.

“A partir desta análise inicial, detectamos vários pontos críticos, que agora serão objeto de análises críticas”, explica. De acordo com Schimenes, para cada processo mapeado, existe um comitê formado por profissionais da Tecnoset treinados pela GPS, profissionais da área responsável, fornecedores e clientes. Ao todo são sete comitês: Pré-Venda, Comercial, Implantação, Logística, Supervisão/Pós-Venda, Assistência Técnica e Estoque de Equipamentos, contando com a participação de 11 funcionários da companhia.

Cada um destes comitês vai analisar os processos mapeados, determinando quais são seus pontos críticos e que mudanças devem ser feitas para que eles sejam melhorados. “Ao final do projeto, nossa expectativa é contar com uma empresa mais ágil e mais eficiente em todas estas áreas”, afirma o executivo.

Envolvimento

Além da melhoria nos processos, o projeto tem servido como fator de estímulo à participação dos funcionários na gestão da companhia. Para participar dos comitês, os profissionais da Tecnoset passaram por um período de treinamento, organizado pela GPS, no início deste ano. “Os treinamentos foram realizados em dezembro do ano passado e o interesse de nossa equipe foi surpreendente”, revela.

O projeto previa que, depois de treinado, cada profissional dedicaria 30% de seu tempo a análise dos processos , entendendo melhor como a empresa funciona e atuando diretamente em sua melhoria. “Esse é um dos resultados do projeto. Ao final dele, além de melhores processos, teremos ainda uma equipe ainda mais comprometida com o sucesso da empresa”, conclui Schimenes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Tecnoset

0 Comments

Leave a Comment