Notícias do mercado de Outsourcing de Impressão

Terremoto afeta indústria eletrônica japonesa

Reder Faustino">Reder Faustino

Sony, Toshiba, Nikon, Sharp, Panasonic, Fujitsu, Freescale e fábricas da Nokia e da Ericsson foram as indústrias mais atingidas pelo terremoto da semana passada no Japão. Segundo informam colaboradores da Telequest, além de todos os problemas e transtornos causados à população das áreas afetadas na costa noroeste do Japão, o terremoto terá forte impacto sobre a indústria eletrônica, reduzindo drasticamente e provocando atrasos de mais de dois meses na produção de componentes destinados à fabricação de smartphones, notebooks, blu-ray disc players, televisores, displays e videogames.

O pior caso é o da Sony, que teve que fechar seis fábricas – que produzem componentes para os discos Blu-ray, baterias de íon de lítio e a produção de CDs e DVDs. Um pouco menos graves é a situação de indústrias como a Panasonic, Toshiba e Fujitsu.

Dirigentes da Canon, Epson, Nokia, Sony-Ericsson, Nikon e Sharp informaram que ainda estão contabilizando os prejuízos – mas que “os danos foram muito grandes”.

Entre as empresas estrangeiras, a mais afetada foi a Freescale Semiconductor, cuja fábrica de microcontroladores em Sendai é a mais próxima do epicentro do terremoto. Todos os empregados foram removidos e as instalações industriais da empresa estão totalmente paralisadas por falta de energia.

Os analistas preveem que haverá aumento nos preços dos smartphones, tablets e outros produtos de eletrônica de consumo.

Para as indústrias situadas ao sul de Tóquio, os danos foram muito menores e os não haverá praticamente atrasos na entrega de seus produtos.

Fonte: Blog Ethevaldo Siqueira :: http://blogs.estadao.com.br/ethevaldo-siqueira/

0 Comments

Leave a Comment